domingo, novembro 26, 2006


Adoro viajar, principalmente de avião. Já houve tempo em que sonhava ser aeromoça, nem tanto pelo tipo de trabalho, mas pela oportunidade que me daria de conhecer lugares diferentes. Mas eram épocas em que a profissão não era muito bem-vista. Além disso, a tal da estatura... uma das minhas frustrações em vida - ser baixinha. Cheguei a ter 1,58m, mas agora, com o passar dos anos, já estou em 1,56m. A família de minha mãe é toda alta - 1,70m pra cima. E não é que fui geneticamente puxar à família de meu pai? Aghhhh... que raiva... sou a única baixinha entre o pai, a mãe e o irmão....

Os aviões sempre estiveram presentes em minha vida. Pelo menos, desde os anos 60, ou até antes. Acho que em 63, com 13 anos, fui SOZINHA para Brasília, onde moravam meus tios Vicente e Margarida, a bordo de um CARAVELLE, acho que era da Cruzeiro do Sul, 'o primeiro avião a jato produzido pela empresa francesa Sud Aviation, em 1955', segundo o site www.jetsite.com.br, avião moderníssimo na época. Lembro-me que entrávamos pela parte de trás do avião, cuja porta abria pra cima.

Caravelle



Dois irmãos da minha mãe eram oficiais da Aeronáutica. Um deles, tio Chico, foi o primeiro comandante da Base Aérea de Brasília. Assim, para ir a Brasília, eu tinha transporte e acomodação. Por isto, passei ótimas férias lá na Capital, quando ainda nem havia sido inaugurada.

Acabei perdendo meu pai num desastre de avião - descobri hoje que o vôo era o V701 PP-SRR. Este avião da VASP - um Viscount - bateu contra a Serra da Caledônia, em Friburgo, em 4 de setembro de 1964, uma sexta-feira, quando voava de Vitória para o Rio de Janeiro, não deixando sobreviventes. Meu pai voltava de uma fiscalização de embarque(ou desembarque?) de minério, no Porto de Vitória, a serviço da antiga Cia. Belgo-Mineira.

Conheci meu ex-marido na Escola Naval. Logo depois pediu baixa e se brevetou em aviação. Hoje ele é um piloto comercial. Fez toda sua carreira na Varig e, atualmente, está voando na Asiana Airlines, em Seul, a segunda companhia aérea da Coréia do Sul.



Nenhum comentário: