quinta-feira, março 06, 2008

A VOLTA DO PÓ-DE-ARROZ TRICOLOR

Foi uma noite de glória. Começou na arquibancada, com o Maracanã cheio de torcedores usando o verde, o grená e o branco e respingando talco no ar, graças à liberação de seu uso, após muitos anos.

O termo "Pó-de-Arroz" surgiu após a transferência do jogador Carlos Alberto, do América para o Fluminense. Por ser mulato e a camisa branca tricolor produzir maior contraste, em relação a sua pele, do que a camisa do América, o jogador antes de entrar em campo no dia 13 de maio de 1914, tentou disfarçar sua cor colocando um pouco de pó-de-arroz pois estava preocupado com os aristocráticos torcedores tricolores da época.


Ao se iniciar a partida, seu suor começou a escorrer pelo corpo e levava consigo o pó anteriormente colocado.
Assim que os torcedores viram a cena, notaram que o jogador estava com a tonalidade de sua pele diferente - malhada -, começaram então da arquibancada a gritar "pó-de-arroz", "pó-de-arroz", surgindo desta maneira o novo apelido que também foi incorporado ao clube.


O jogo foi contra o Arsenal, time Argentino, pela Libertadores. Foi um massacre tricolor. 6 x 0 . Nunca vi o time do Fluminense jogar como jogou. E olha que o juiz não deu um pênalti a favor do Flu.

Este jogo vai ficar na memória dos tricolores. Gols de Dodô, Cícero, Thiago Neves, Washington e Gabriel.

Nenhum comentário: